Dentição Canina 

O cão adulto possui 42 dentes.

Ao nascer os cachorros não têm dentes. Os dentes de leite surgem a partir do 20º dia até à 5ª semana. Em seguida todos os dentes de leite são substituídos pelos definitivos entre o 4º mês e o 7º mês. As datas de muda podem variar em função da raça.

Uma dentição canina normal é composta por: 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 4 molares na parte superior e 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 6 molares na parte inferior.
Os cuidados dentarios devem começar desde cedo, quando todos os dentes do cão já nasceram.

É importante verificar se todos os dentes de leite do cão cairam, pois a permanencia de dentes de leite pode causar vários problemas na saude oral do cão.

Para uma boa saude bucal do cão, o dono deve escovar seus dentes pelo menos uma vez por semana. O melhor calendário de escoavação de dentes de um cão é diario, sendo 1 escoavação por dia.

Evite sempre oferecer doces ao seu cão, e comida humana, a ração é esencial para os dentes dele.

Existem também os palitos, muito conhecidos como ossinhos. Os cães amam esses palitos, e o dono pode comprar em qualquer agropecuaria ou supermercado por preço bem acessivel, ele leva na composição bicarbonato de sódio, que é muito usado para a limpesa dos dentes caninos em clinicas veterinárias.

OBS. Jamais utilize pastas de dentes humanas para a escovação dentária do seu cão, existem pastas especificas as quais os cães podem engolir sem causar qualquer efeito desagradavel. 

Para retardar o acúmulo de tártaro que irá desenvolver uma série de doenças orais e infecções em outros locais do organismo, a escovação se faz necessária.

 "Isso é bobiça, antigamente os cães não tinham nada disso e tinham os dentes bem mais saudáveis que hoje em dia"

Bobiça? Não!!

 O tártaro acumula nos dentes dos cães da mesma forma que com que se acumula nos nossos. Quando os cães eram animais selvagens e caçavam seus alimentos, eles mastigavam pelos, matéria fibrosa como pulmões e roíam muito osso. O que fazia com que seus dentes ficassem livres do tártaro.

Como acostumar seu cão a escovar os dentes em 1 mês:

Semana 1

Procure um local calmo, na sombra e sem maiores distrações para seu cão. Sente-se com seu cão e enquanto fala com ele e faz carinho, passe seu dedo indicador por sua gengiva. Filhotes costumam estranhar mas logo se acostumam. Lembre-se a chave de qualquer treinamento ou condicionamento está em uma só palavra: persistência. Comece com seções breves de 2 minutos 4x/dia por 3 dias e depois aumente o tempo para 5 minutos e continue a agradá-lo com muito carinho e petiscos se ele permitir que você passe o dedo em sua gengiva e dentes.

escova.gif (13140 bytes)Semana 2

Enrole uma gaze no seu dedo e repita o processo para que ele se acostume com a textura estranha. Seções de 5 minutos 2x/dia.

Semana 3

Compre um antisséptico oral que contenha Clorexidine na formulação. O mais indicado para animais é o Periogard da Colgate. Embeba a gaze neste líquido e passe nos dentes do cão logo antes de levá-lo para passear.

A rotina fica assim:

carinho AG00092_.gif (502 bytes) escovação AG00092_.gif (502 bytes) carinho AG00092_.gif (502 bytes) passeio na rua.

Repita isso 2x/dia por uma semana.

Semana 4

Substitua seu dedo e a gaze por uma escova longa de cerdas macias e o Periogard pela pasta de dentes CANINA (nunca use pasta humana pois está é nociva ao estômago dos cães e gatos).

 

 

 Repita a rotina de carinho AG00092_.gif (502 bytes) escovação AG00092_.gif (502 bytes) carinho AG00092_.gif (502 bytes) passeio na rua diariamente por uma semana e aos poucos diminua para 3x/semana e forneça biscoitos caninos (máximo de dois) após as refeições do seu animal.

Observações:

 Algumas vezes os cães não se acostumam com as escovas, outras os donos não se acostumam em usá-las e preferem manter a "escovação" com a gaze enrolada no dedo. Sem problemas. Só é aconselhado que se alterne o uso do Periogard com a pasta canina pois este antisséptico oral usado à longo prazo pode amarelar os dentes do animal (reversível com a suspensão do uso).

Como acostumar seu cão a escovar os dentes em um mês. Fonte: http://www.dogtimes.com.br/saude9.htm