Ossos e Carnes

Naquele churrasquinho, cheirinho de carne qual cãozinho não fica louco?

 

Na verdade, existem sim cães que não ficam louquinhos por carne. Se desde filhote o dono do cão não oferecer a ele carne ou qualquer comida na mesa durante as refeições ou em seu pote de comida, o cão nunca saberá que aquilo é melhor que a ração, nem mesmo que aquilo com o cheiro tão bom é comida. Sempre estará interessado na sua ração, e será um cão saudável.

 

Mas é claro que tem aqueles que sabem o quanto é bom aquela carninha do fim de semana ou aquele frango do almoço , não é mesmo? Tem aqueles que choram, aqueles que latem e aqueles que ficam loucos na hora das refeições. Não saem do pé da mesa por nada, muitos ficam irritados se mexerem com eles enquanto o dono come.


Na verdade se aconselha cuidar e tratar do cão apenas com ração, seguindo as tabelas de quantidades adequadas ao porte do cão impressa nas embalagens de ração.
Carne bovina e de frango em poucas quantidades lá uma vez ou outra não faz mal nenhum ao cão, porém no dia-a-dia muitos donos ou pessoas da família cometem erros que podem ser fatais para o cão, sem saber, um desses erros são com os ossos e carne suína. Além da alimentação diária com comida humana que diminui o temp de vida do animal.


Ossos, de costelas e outras partes bovinas são os melhores para os cães, porém é aconselhável que quando pequeno o osso seja retirado do cão, para evitar que ele se machuque ou o engula. 

O maior erro de um dono é dar osso de galinha ao animal, os ossos de galinha, quebram fácilmente deixando pontas que aos serem engolidas pelo cão perfuram a garganta e órgãos internos podendo levar a morte do animal.

Peixe, Muitos donos dão galinha ou peixe ao cão pensando "São animais sabem mastigar, nada vai acontecer". Mais bem pelo contrario tratando de comida humana os cães são capazes de engolir tudo inteiro sem nem uma mastigada se quer.

Ao dar osso de galinha ou peixe com espinha você coloca seu cão em grande risco. 

Caso aconteça o cão começará a passar mal, vomitar e urinar sangue, nesse caso não confie ou tente receitas caseiras, vá direto ao veterinário ele saberá o que fazer.


Carne suína, não aconselhamos a oferecer carne suína ao cão pois é muito gordurosa. O pâncreas canino é bem mais sensível que o humano, sendo lesado se o animal come muita gordura, então o animal pode ter uma pancreatite. Além disso, pode dar diarreia por eles não conseguirem metabolizar bem as gorduras.


Evite dar carne de panela ao seu cão desde filhote, assim ele cresce feliz e saudável.